top of page

Asana não é apenas movimento e respiração.

  • Jun 25
  • 2 min read

Asana pode proporcionar muitos resultados uteis dependendo de como o realizamos.


No yoga moderno há uma ênfase demasiada em asana - ou postura (tradução moderna). E na maior parte do tempo, ele é utilizado como um exercício. E isto não é errado, afinal de contas, asana pode ser praticado como uma forma de exercitar-se, entretanto, asana é somente uma parte relativamente pequena da jornada de Yoga clássico.

O que torna asana especial é o fato de que ele pode ser muito mais do que um exercício, ou uma “acrobacia”.


Em qualquer asana, podemos perguntar - O que podemos fazer com isto? Se considerarmos não apenas a forma do asana, mas a sua função - sob as mais variadas perspectivas: movimento, respiração, relaxamento, atenção e mais - muitas opções surgem.


Considere, por exemplo, uma postura com que todos os praticantes de yogasanas conhecem: Uttanasana, flexão para frente em pé.


  • Em termos físicos, podemos focar em alongar a musculatura posterior das pernas, ou as costas.

  • Podemos aproveitar a sensação de soltura e relaxamento enquanto nos inclinamos para frente, e torná-lo uma ação consciente de liberar-se do estresse.

  • Podemos utilizar a ação de nos flexionarmos para frente, e a compressão do abdomen e peito, para aprofundar e prolongar nossa expiração.

  • À medida em que movimentamos nossos braços e cabeça na direção do chão, podemos tocar a superfície abaixo com as mãos ou os dedos, e nos conectarmos com a terra, em termos físicos e, também, emocionais.

  • Podemos utilizar a postura semi-invertida para preparação de posturas de inversão mais profundas e intensas.

  • Podemos realizá-la após uma extensão de quadril, para trazer o corpo de volta ao equilíbrio.

  • Podemos trabalhar nas funções na região inferior do abdomen, que chamamos de região Apana, tanto em Yoga quanto em Ayurveda.

  • Enquanto olhamos para baixo e na direção do nosso próprio corpo, para longe do mundo, à medida em que nos flexionamos para frente, podemos cultivar a escolha de direcionar tanto os nossos sentidos quanto a nossa atenção para o nosso interior.

  • Podemos tornar a ação de nos flexionarmos para a frente um ato de reverência e entrega à Deus, com amor e confiança.


Asana não necessita ser somente movimento. Nem precisa ser apenas movimento com respiração e consciência. Ele pode ser bem mais se usarmos todos os domínios da jornada de Yoga.


Espero que este texto te traga um pouco mais de clareza e discernimento.


Te desejo bem-estar e paz!

🌷

Tati


Por favor, compartilhe.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

​© 2022-2026 - Please Blossom 

- All Rights Reserved -

bottom of page