Como fazer bom uso das redes sociais?!
- 25 minutes ago
- 3 min read
Eu acho incrível o esforço que as empresas de tecnologia fazem para ter a nossa atenção. Ainda que sem atenção...
Já viu a nova? Que talvez nem seja mais tão nova assim, dada a volatilidade de tudo hoje em dia.
O IG, por exemplo, agora limita a distribuição de vídeos longos. Qualquer vídeo que tenha mais de 3 minutos não é enviado para pessoas novas.
Você pode até pensar: “Ah, mas isso é bom; afinal, quem tem tempo para assistir vídeos mais longos?”
Pois é… é exatamente esse o objetivo.
Criar impaciência, distração e através de ambas, criar vício e (des)atenção contínua nas plataformas.
As plataformas, qualquer uma delas, não são gratuitas, você as paga com a sua atenção.

Sua atenção, e cada clique que você dá, ou o tempo que permanece em cada vídeo de anúncio e propaganda se transformam em dados, que adivinha só?, são vendidos a empresas para desenvolver ainda mais ‘estratégias de marketing' para fazer com que você consuma, sem pensar muito, o que eles têm a te oferecer. Ainda que você sequer precise do chamado ‘produto’.
Eles lucram com quem paga para colocar as propagandas no ar, lucram vendendo seus dados; e você, bombardeado de conteúdo, muitas vezes inútil, sobrecarregado com comparações e um sentimento de escassez e de uma falta avassaladora de valor, adoece.
Nossa atenção, ela vale muito você não acha?
Basta fazer as contas. Tente.
Sempre correndo para alcançar o que há de mais novo, que nunca chega.
Como ratinhos de laboratório correndo infinitamente na rodinha, sem chegar a lugar algum. Apenas adoecendo. Das mais variadas formas.
Há uma saída. E você não precisa abandonar as redes, ainda que esta, em muitos casos, seja uma excelente opção a ser considerada.
Basta você selecionar, conscientemente, ao que você dá atenção.
Passos práticos para te ajudar:
Estabeleça um horário do dia para você dar uma olhada nas redes que te interessam; ou divida este tempo em dois, se você sentir que funciona melhor para você. E se atenha a esses horários.
Faça um limpa na sua rede, mantenha apenas quem você acompanha de fato. Aqueles que compartilham conteúdo genuíno, que te ensina e acrescenta coisas novas ou perspectivas diferentes.
Faça esse limpa de tempos em tempos. Porque nossas prioridades aos poucos mudam, e os conteúdos oferecidos também.
Assista a conteúdos que aprofundam e que não fazem propaganda e promessas o tempo todo. As pessoas sérias tendem a não fazer muita propaganda e aprofundam seus conteúdos em cursos, e aulas, afinal, o compartilhamento deve acontecer entre quem tem interesse em aprender de verdade.
Estabeleça um tempo mínimo para refletir sobre possíveis compras e aquisições de produtos/cursos etc, antes de realizá-las. Não é pelo desperdício apenas, é para você retomar o seu domínio sobre si mesmo, sobre suas escolhas, sobre o que é importante e necessário para você como ser humano, para o seu desenvolvimento como pessoa.
Tenha em mente que a pessoa que te apresenta o que ela tem a oferecer e te dá o tempo necessário para refletir demonstra respeito por você e pelo seu direito de escolha. Isso é uma indicação de que é possível estabelecer confiança.
Compartilhe aquilo que te acrescenta e que você acredita que pode ajudar outras pessoas, ainda que elas não tenham o mesmo interesse que você. Assim, você ajuda na divulgação de conteúdos relevantes e no trabalho de quem ofereceu tal conteúdo, serviço ou produto. E lembre-se, as ações genuinamente positivas que você realiza, em algum momento retornam para você.
Acredito que estes passos simples já vão te ajudar muito na administração do seu tempo, na organização de prioridades e na retomada de controle da sua própria atenção.
Te desejo uma boa prática!
Depois volta para me contar os seus resultados, eu vou ficar feliz de saber.
Um beijo,
Tatiana 🌷
Por favor, compartilhe.
Comments