Mindfulness não é uma prática solitária.
- 3 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
É parte da estrutura holística de Yoga e bem-estar.
Como humanos, autoconsciência é a nossa capacidade mais importante. Nós temos a agilidade de nos observar e de cuidarmos de nós mesmos. Se fizermos isto com uma mente neutra, olhando para nosso corpo, respiração, mente e sentidos, a esse conjunto damos o nome de “mindfulness”. Esta é uma prática importante nas antigas linhas de meditação. E, atualmente, é utilizado de modo amplo e crescente, o que é bom.
Ao observarmo-nos, nós podemos ver nossos padrões, notar o que nos causa desconforto e o que nos auxilia. E através dessa observação, a auto-transformação inteligente se torna possível.

Pode ser desafiador nos tornarmos conscientes das distrações e perturbações em nosso corpo, mente e sentidos, mas apenas nos notarmos não é o fim, nem o objetivo, da prática. Idealmente, nós deveríamos combinar a prática de mindfulness com outras ferramentas que dão apoio a um crescimento holístico (integral) afim de alcançar bem-estar.
Mindfulness abre a porta para que vejamos os hábitos que provocam falta de saúde ou infelicidade em nós, do modo mais tranquilo e não-reativo quanto possível. A partir daí, podemos utilizar outros métodos para modificar os hábitos identificados: movimento, respiração, ajuste de estilo de vida, mudança de dieta, visualização, meditação e outros.
É por este motivo que temos os 8 aspectos do Yoga na jornada yôguica, que, tradicionalmente, aborda os vários aspectos do nosso “eu”. Mindfulness é um acompanhante de todas as outras práticas, e não um substituto. Por exemplo, autoconsciência pode nos ajudar a notar quando nosso corpo e mente estão inquietos; assim, podemos utilizar a respiração e o movimento, ou um simples mantra, para nos estabilizarmos. Isto, por sua vez, também tornará a própria prática de mindfulness mais eficiente: poderemos estar presentes e cuidar de nós mesmos com maior facilidade quando a respiração, o movimento, ou o mantra, tiverem nos auxiliado.
Todas as práticas que visam bem-estar, inclusive mindfulness, são melhor aproveitadas em uma estrutura holística. Yoga e sistemas antigos de bem-estar nos guiam através de aplicação e sabedoria.
Eu te desejo prática e paz.
Mais vale um gota de prática do que um oceano de conhecimento não aplicado.
Um beijo,
Tatiana.
🌷
Por favor, compartilhe.



Comentários