top of page

Não trabalhe, e você não se transforma.

E acaba.... portanto, trabalhe.


Hoje eu queria falar de trabalho. O bom e velho trabalho

Eu sei que pode parecer ‘nada a ver’, mas confie, tem tudo a ver com a mensagem que trago para você.

Trabalho, hoje em dia, tem uma conotação tão negativa que ninguém nem quer saber de trabalhar. O objetivo atualmente é ganhar muito, trabalhando quase nada, ou nada. Mas você já parou para pensar que quando não trabalhamos, ou não fazemos a nossa parte, sobrecarregamos alguém? Já pensou que, se você dependesse da Terra para se alimentar e sobreviver, você precisaria trabalhar nela, afinal de contas não somos mais nômades e a natureza tem o seu ciclo e ritmo, que sem dúvida, não acompanha o da nossa sociedade?


trabalhe

Embora não gostemos mais da palavra trabalho e da conotação que ela carrega, e desejemos fazer nada, se não houvesse trabalho, estaríamos mortos. Literalmente! Enquanto você está parado neste momento, lendo este texto, milhares de células em seu corpo estão trabalhando para que você continue tendo um bom instrumento para viver; enquanto você dorme, seu metabolismo trabalha, seus pulmões trabalham.

Trabalho é simplesmente algo que nascemos fazendo, porque sem esforço a vida acaba! Até para tomar banho você está trabalhando, a diferença é que nosso sistema social e cultural perverteu esse conceito ao máximo.

Sem esforço, sem trabalho, não mudamos, não aprendemos, não saímos do lugar e, obviamente, não crescemos como gente. (quero ver onde vamos parar agora com a Inteligência artificial a todo vapor; aliás isso me lembra aquele filme: Wall-e, sugestão para você assistir se quiser)


Será que se começássemos a ver o trabalho de um jeito diferente nossos comportamentos também se modificariam?


Nenhum curso, ou vários, tem serventia se você não os aplica; é necessário prática, o bom e velho, trabalho. No mundo das terapias não poderia ser diferente. Nenhuma mudança e cura acontece com mágica! Elas acontecem quando você se compromete, quando você se esforça, quando você trabalha...

(toda uma contextualização para chegar até aqui)

O processo terapêutico não é só relaxamento, não é só falar tudo o que fez ou faz no dia, não é só ouvir, ler ou assistir, um monte de livros, vídeos e ‘lives’, repetir um tanto de frases positivas, e esperar que o terapeuta resolva o que há para ser resolvido. O processo terapêutico é ativo, você se compromete a observar, falar, ouvir e agir sobre o que importa, e se compromete consigo mesmo, ainda que, muitas vezes, seja lento. O trabalho edifica já dizia o ditado, e de fato o faz.

Uma gota de prática vale infinitamente mais do que um oceano de informações.

Trabalhe! Coragem!


Da próxima vez que pensar sobre trabalho, tente se lembrar desse ponto de vista!

Pode fazer uma baita diferença.


Beijo na testa..


Esse texto foi útil para você? Me conta nos comentários?


Por favor, compartilhe. E até o próximo!




30 views1 comment

Recent Posts

See All

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Oct 04, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Foi muito útil. Obrigado.

Like
bottom of page