top of page

O que é Ayurveda?


Ayurveda

Ayurveda é o sistema médico tradicional da Índia.

É um corpo de conhecimento milenar, que ainda hoje é ensinado nas Universidades da Índia conjuntamente à chamada Medicina Moderna.

 

Esse sistema médico ensina seus praticantes a verem o indivíduo como um ser integral não separado do meio em que vive, das suas rotinas e estilo de vida, e da sua espiritualidade. Porque quando há separação há adoecimento.

 

Em Ayurveda entendemos que a Constituição de cada indivíduo é formada dos mesmos elementos, ou matéria prima, porém em quantidades diferentes, por isso cada um de nós é entendido como único, em todos os níveis materiais.

 

Hipócrates, conhecido como o pai da medicina ocidental, associava alimento à remédio. Em Ayurveda não é diferente, nesta ciência cujo termo significa Conhecimento da Vida, todo alimento que você consome, ou ingere, terá um efeito sobre a sua integralidade.

Se ele for adequado à sua constituição nutrirá e manterá a sua saúde, se for inadequado, provocará desequilíbrio e doença.

 

De modo resumido, as energias que nos constituem são vistas quando expressam seu desequilíbrio e são chamadas de Doshas, que são três:

Vata, Pitta e Kapha. Todos somos formados pelas 3, ainda que elas se expressem de modo diferente.

 

Para entender qual a sua constituição é possível recorrer a testes, porém o mais adequado é consultar-se com um médico, terapeuta ayurvédico ou Conselheiro Védico com bom conhecimento. Eles não só te ajudarão a descobrir a sua constituição, mas a entender-se melhor para viver de acordo com o seu equilíbrio. O equilíbrio de um não é o mesmo de outro.

 

Apesar de ainda se dizer que isso não é científico, de acordo com os critérios modernos e ocidentais do que é ciência, quem segue tal conhecimento sabe de seus resultados. E isso basta.

 

Finalizo com um dito atribuído ao próprio Hipócrates:

“Se você não é o seu próprio médico, você é um tolo.”

 

Para mais detalhes, ou auxílio, por gentileza, entre em contato.

Deus te abençoe.

Beijo na testa,

Tati.

14 views0 comments

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page