O Yoga clássico que eu tanto aprecio
- Jun 11
- 2 min read
O Yoga Clássico combina entendimento da vida, da nossa mente e comportamento, e das ações para criar mudanças positivas.
A filosofia pode ser amplamente definida como o estudo da natureza da vida, como nós a vivemos, a experimentamos e além disso. Psicologia é o estudo da nossa mente e comportamento humanos. Práticas são as ações que realizamos para provocar mudanças desejadas em nossas vidas. Estes 3 – filosofia, psicologia e práticas, são fundamentais numa abordagem compreensiva e preventiva para o bem-estar e para terapia.
Um desafio aos sistemas de bem-estar modernos é a ausência de uma estrutura abragente consistente que junte os 3. Com frequência nós vemos fragmentos, cada um isolado: de fato, estes três assuntos são estudados em diferentes áreas de estudo atualmente.

Yoga integra filosofia, psicologia e práticas de um modo profundo lindo.
Filosofia: o Yoga apresenta uma visão de vida que vai do sofrimento à liberação completa do sofrimento. Sua amplitude contém tópicos que vão de espiritualidade à origem do mundo.
Psicologia: A definição de Yoga por Patanjali é fundamentalmente psicológica – “Yoga é uma mente serena.” Portanto, cada parte da explicação filosófica está, também, necessariamente conectada a transformação psicológica.
Práticas: Ninguém consegue diminuir seu sofrimento apenas aprendendo sobre as coisas: nós precisamos fazer algo. Assim, práticas consistentes junto à filosofia e à psicologia também estão em cada passo do Yoga.
A integração profunda destes 3 pilares não é acidente. É o resultado de pensamento profundo e esforço compassivo de grandes Professores.
Yoga tem sua raiz na experiência vivida de sábios de um passado longínquo, quando estavam em meditação profunda. Estados de ser transcendentais eram um resultado natural de uma profunda absorção interna. Desta vivência uma filosofia de vida transformadora emerge.
O que torna o Yoga especial é o fato de que sábios como Patanjali definiram e explicaram esta experiência transformadora em linguagem psicológica e passos práticos. Para que estes estados não permanecessem apenas ideais inalcançáveis, fora de alcance para o indivíduo comum.
Eles queriam que você e eu nos movêssemos na direção dessas experiências internas.
Estudar e praticar Yoga nos presentea com a possibilidade de abraçar uma filosofia, psicologia e prática coesas que acrescentam um valor tremendo a nossa vida. Esta integração nos dá satisfação – intelectualmente, estabilidade – emocionalmente, e tranformação – prática.
Te desejo bem-estar e paz.
Um beijo,
Tati 🌷
Comments