Você pode expressar um signo diferente do que você pensava.
- 24 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
Isso é comum de acontecer quando você sabe o seu signo, baseado na sua data de nascimento, ou teve seu mapa elaborado dentro do sistema da Astrologia tropical.
Quando você olha o seu gráfico natal calculado pelo sistema da Astrologia védica, é possível que você veja planetas posicionados em signos diferentes do que você esperava, mas não se preocupe!

Há diferença entre os sistemas. E que diferença é essa?
Em essência, a astrologia ocidental é baseada no zodíaco tropical, que se alinha com as estações da Terra, enquanto a astrologia védica se baseia no zodíaco sideral, que se alinha com as constelações como elas são vistas da Terra. Ambos os sistemas percebem o caminho aparente do Sol pelo zodíaco ao longo da eclíptica - o plano de órbita da Terra em torno do Sol. Entretanto, eles dividem a eclíptica de 360 graus nos 12 signos do zodíaco de modo diferente.
Isso nada tem a ver como definir qual sistema é “melhor" ou “mais preciso”, mas o quão importante é compreender estas diferenças cruciais, pois elas influenciam a interpretação do seu mapa de maneira bastante significativa.
O zodíaco tropical está alinhado com as estações, iniciando-se cada ano com o equinócio de primavera quando é dito que o Sol entra em Áries, marcando o início do zodíaco (perspectiva do hemisfério Norte). No entanto, este sistema não se encaixa com as constelações reais devido à Precessão dos equinócios - uma mudança gradual na inclinação da Terra. Como resultado, quando o zodíaco tropical indica que o Sol está em Áries, ele, na realidade, ainda está em Peixes. Em essência, o zodíaco tropical se baseia no relacionamento da Terra com o Sol, e não nas posições fixas das estrelas.
O zodíaco védico (sideral) se baseia na real posição das constelações no céu, como observado astronomicamente. Este sistema é responsável pela Precessão dos equinócios - uma oscilação lenta na rotação da Terra que faz com que as estrelas se desloquem para trás aproximadamente 1 grau a cada 72 anos. Ao longo de 25.000 anos, este movimento completa um ciclo completo pelo zodíaco. Ao contrário do zodíaco tropical, o zodíaco sideral é ajustado para esta mudança, alinhando as posições planetárias com as constelações atuais.
Mas e os dois sistemas, eles se alinham?
Os zodíacos tropical e sideral já estiveram alinhados - há aproximadamente 2000 anos, mas desde então eles tem se distanciado, criando uma discrepância de mais ou menos 24 graus entre eles. Esta oscilação pode acarretar diferenças bastante significativas no modo como os gráficos são interpretados, o que explica porque os mesmos planetas podem aparecer em signos do zodíaco diferentes nos dois sistemas.
A partir das referências astronômicas encontradas no Vedas, a astrologia védica é, provavelmente, a forma fundamental de astrologia de que todos os outros sistemas se desenvolveram. Esta afirmação encontra suporte no fato de que a astrologia sideral se baseia no zodíaco observável, que mantém uma ligação direta com a astronomia, ao contrário do zodíaco tropical, baseado em um sistema abstrato.
Além da distinção dos sistemas zodiacais, uma das grandes diferenças entre a astrologia Oriental e Ocidental se encontra em sua origem e linhagem espiritual. A astrologia védica, ou Jyotish - que significa “Ciência da Luz”, está profundamente enraizada na sabedoria de antigos Rishis (sábios ou visionários) que a revelaram há mais de 5000 anos.
Mais um pontinho, à título de curiosidade. Na astrologia ocidental, a ênfase é posta na posição do Sol no gráfico de nascimento, ao passo que a astrologia védica centra-se mais na Lua, com uma importância bastante significativa também no Lagna, comumente traduzido como ascendente.
Espero que tenha esclarecido algumas confusões.
Te desejo Luz!
Beijo,
Tatiana 🌷
Por favor, compartilhe.
P.S: A opção de curtir o texto não está habilitada porque curtidas não dizem muito. Se este texto te tocou de alguma maneira, por favor, deixe um comentário. Eu gostaria muito de te ler/ouvir. ♡


Comentários