top of page

Para um bem-estar resiliente...

  • há 10 horas
  • 2 min de leitura

...reforce padrões úteis e explore variedade em suas habilidades.


O bem-estar depende de muitas áreas da nossa vida. Nós precisamos nos movimentar bem, respirar bem, sentir bem, estarmos focados, nos alimentar de modo nutritivo e equilibrarmos nosso estilo de vida.


Para tornar a caminhada mais fácil, devemos selecionar os padrões que nos são úteis e benéficos e reforçá-los. Se queremos continuar nos movimentando bem, por exemplo, devemos ter força, estabilidade, flexibilidade e alinhamento adequados, e mais; mas não conseguimos escolher cada ponto de todos os nossos movimentos o tempo todo. Se focarmos as costas toda vez que levantamos algo, ou toda vez que nos viramos para o lado, etc… não vai dar certo, não é mesmo? Nosso cérebro precisa ser programado para dar suporte a padrões de movimentos automáticos saudáveis, que se expressam através dos nossos hábitos.


Para que isso funcione, é necessário que saibamos que tipo de hábitos de movimento nós queremos reforçar e realizar esses movimentos repetidamente. Para alinhar a coluna de modo alongada e neutro, por exemplo, precisamos, ao longo do dia, nos posicionar de tal modo que ative a musculatura das costas e do abdomen para sustentar as vértebras, repetidas vezes. Ou seja, estimular as habilidades básicas do corpo para a saúde da coluna para que estejam profundamente estabelecidas nas áreas sensório-motoras no nosso cérebro. Para isso, é preciso que conheçamos quais movimentos são úteis e então executá-los regularmente.


Este princípio se aplica não apenas aos movimentos, mas a qualquer área de bem-estar.


Hábitos são, de certa forma, uma armadilha. Nosso corpo, nossa mente e a nossa situação de vida se modificam com o tempo e circunstâncias, por esta razão, é importante ser adaptável. Isso requer abertura a variações e mudanças. Mover-se de maneira limitada repetidamente através do hábito, o tempo todo, não é sábio. Porque diminui nossa resiliência - a habilidade de responder aos diversos desafios da vida de modo hábil.


Portanto, parte do nosso plano para alcançar bem-estar deve incorporar a exploração de diferentes jeitos de pensar, se movimentar, de sentir, de respirar, de se relacionar, de falar, e por aí vai.


O equilíbrio entre reforçar nossos padrões úteis e benéficos versos estimular variedade em nossas habilidades é importante. Quando habilidades atualizadas são úteis, podemos repetí-las, tornando-as habituais. E assim por diante.


Uma ajuda para equilibrar: talvez 80% de padrões úteis e saudáveis que se repetem e 20% de habilidades variantes, ou seja, testes, aprimoramento etc. Adotando essa ideia, é possível nos tornarmos eficientes e resilientes, sem nos enrijecermos. Sem falar que as rotinas se mantém, sem se tornarem entediantes.


Te desejo disciplina e motivação!


Um beijo,

Tatiana

🌷

Por favor, compartilhe.   


P.S: A opção de curtir o texto não está habilitada porque curtidas não dizem muito. Se este texto te tocou de alguma maneira, por favor, deixe um comentário. Eu gostaria muito de te ler/ouvir. ♡

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page