Força vem de dentro, não apenas de fora.
- Aug 6
- 2 min read
Yoga tem diversas definições nos textos antigos que vão do clássico Yoga Sutra de Patanjali à Bhagavad Gita e ao Yoga Yajnavalkya. Alunos de yoga talvez tenham escutado afirmações do tipo: ‘Yoga é estabilidade da mente’; Yoga é unir prana e apana’ ou ‘Yoga é equilíbrio’; e tantas outras.
Uma afirmação importante do que Yoga é poderia ser colocada desta maneira: ‘Yoga é força e paz internas’.

Todos nós experimentamos muitos altos e baixos em nossas vidas.
O que poderia nos manter firmes e positivos?
Nós podemos nos beneficiar com o apoio externo que temos: família, amigos e outras fontes como poder e dinheiro. Mas se não temos estabilidade mental interna, nada disso consegue nos ajudar além de um determinado ponto. Todos conhecemos pessoas que aparentemente tem todo o suporte externo necessário, e até mais, mas que ainda sofrem com desafios de saúde mental, internos, como a ansiedade, por exemplo.
Yoga nos ensina as habilidades fundamentais e o caminho necessário para crescer e manter nossa força interior. Quando a nossa mente está clara e estável, cada vez por mais tempo, a nossa qualidade de vida certamente aumenta. Problemas incomodam menos e nos tornamos melhor equipados para lidar com eles. Conseguimos estar disponíveis para aqueles que nos cercam e auxiliá-los com o tipo de apoio de que precisarem, quando precisarem. Podemos tomar decisões mais acertadas e seguir nossas melhores intenções sem titubear.
Todo a jornada dos Oito pilares de Yoga de Patanjali, de yama-s até samadhi, é uma jornada de aumento da nossa força interna. Os yama-s e os niyama-s nos treinam para manter nossa mente estável diante da negatividade: praticar a não-violência e evitar meias-verdades desnecessárias, por exemplo. Asana (postura) estabiliza o corpo e pranayama fortalece o nosso controle sobre a respiração e corpo sutil. E cada um dos outros pilares atuam de maneira diferente, ampla e complementar.
O resultado de todas essas práticas é uma enorme melhora da nossa força interior. O estado do nosso corpo, da nossa respiração e dos sentidos fica sob nosso controle. Mais importante, o estado da nossa mente se torna estável e claro por períodos cada vez mais prolongados. Nós podemos escolher onde colocar nossa mente, em vez de tê-la puxada a uma dúzia de direções diferentes a cada minuto, ou pior, ao mesmo tempo.
Esta transformação interna que possibilita maior força está no cerne de uma vida de Yoga. Todos somos elegíveis para a prática de yoga, e todos nos beneficiaríamos com ela.
Te desejo força e tranquilidade interior em sua jornada de vida.
Um beijo,
Tatiana.
🌷
Por favor, compartilhe.
Se você tem interesse em aprender mais sobre a essência de uma vida de Yoga, colocando os seus ensinamentos em prática, venha fazer o meu curso de filosofia de Yoga.
Comments